Escolas particulares abrem reservas para 2010
06-11-2009 | 15:37:58
Está chegando o fim do ano e a maioria das escolas particulares de Campina Grande já abriu o período de reservas de matrículas para 2010. Os pais que ainda estão inadimplentes devem ficar atentos para quitar seus débitos com os estabelecimentos, pois correm o risco de não conseguir matricular os filhos. Segundo dados do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Campina Grande, o índice de inadimplência nas escolas da cidade gira em torno de 30%. O setor conta com 45 estabelecimentos e cerca de 20 mil alunos matriculados.
Conforme o presidente do sindicato, Paulo Gustavo Loureiro, a inadimplência acarreta inúmeros problemas para as escolas que são obrigadas a sacrificar o orçamento para manter em dia o pagamento dos salários dos funcionários, contas de água, luz, telefone, entre outras despesas essenciais feitas com pagamento à vista. As escolas que mais sofrem são aquelas de pequeno porte que não dispõem de um capital de giro significativo.
A secretária de um espaço educacional localizado no bairro de Bodocongó, Tânia Ferreira, disse que o estabelecimento tem um índice de inadimplência de 23%. Nesses casos a direção da escola tenta um acordo através de uma visita domiciliar, em seguida é enviada uma carta para a residência do cliente e por último são tomadas as providências judiciais. “Nós damos um prazo de três meses para poder acionar a Justiça”, disse a secretária.
Uma gerente comercial que não quis ser identificada disse que mantém dois filhos em uma escola particular e paga o equivalente a R$ 210,00 de cada um. “Tive uns problemas de saúde com pessoas da minha família e fui obrigada a atrasar o pagamento das mensalidades, mas pretendo colocar em dia até o fim do ano”, disse a gerente.
O presidente do sindicato afirmou que a maioria dos inadimplentes colocam em dia os pagamentos no final do mês de dezembro ao início de janeiro para poder matricular o filho para o ano seguinte. Muitos deles recorrem a empréstimos bancários ou usam as parcelas do décimo terceiro para quitar as dívidas. Os juros podem chegar a 10%.
Os estabelecimentos não são obrigados a matricular estudantes que estejam com pendências. Para realizar a matrícula para 2010 o pai deve apresentar uma certidão que confirme que não há nenhum débito em seu nome. As escolas podem ter acesso às informações de crédito através de um site de consulta de crédito com nomes de devedores. Paulo Loureiro criticou a atual legislação que diz que a escola tem a obrigação de aguardar o fim do ano letivo sem desligar o aluno do estabelecimento, mesmo que esteja com mensalidade atrasada.
Ele acrescentou que a situação das faculdades particulares de Campina Grande não é diferente e o índice de inadimplência varia de 20% a 30%, porém as universidades têm uma vantagem pois a matrícula é renovada a cada seis meses.
 
 
 
 
 
 
 
SINEPEC - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Campina Grande
2012 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela rox Publicidade